Fechado por motivo de futebol (Galeano)

GALEANO, Eduardo. Fechado por motivo de futebol. Porto Alegre: L&PM, 2018.

O escritor uruguaio Eduardo Galeano queria ser o jogador Eduardo Galeano. Em seus sonhos, ele era o melhor. Acordado, um desastre. Sorte nossa. Ganhamos no traçado de sua escrita e na expresão de suas palavras, a plasticidade de Pelé, a irreverência de Higuita e a criatividade de Maradona. Ganhamos a força e a garra de Obdulio, o capitão do Maracanazo, para alimentar o sonho de vitória frente aos mais poderosos.

“Fechado por motivo de futebol” teve a primeira publicação em 2017, quando Galeano já havia nos deixado. Aqui encontramos alguns textos de “Futebol ao sol e à sombra”, entre outros e uma entrevista. Uma seleção de refllexões sobre a realidade, pois o futebol é “espelho do mundo”. Ou mais que isso, o futebol é um “dado fundamental da cultura”. 

Em muitos textos curtos e curtíssimos, o futebol é o pano de fundo para causos e histórias do “combate entre os indignos e os indignados”. Entre intelectuais, Galeano jogou em campo hostil, ouvindo gritos de detratores do futebol: ópio do povo! manipulação! negócios! Com visão do jogo dos poderes e da sociedade, o uruguaio driblava os “ideólogos que amam a humanidade, mas desprezam as pessoas”.

O futebol é “expressão de uma identidade coletiva”, uma paixão que “se transforma em festa compartilhada ou compartilhado naufrágio”. Em tempos de globalização do mundo pela submissão ao mercado, é o futebol que pode nos recordar que “o melhor do mundo está na quantidade de mundo que o mundo contém”. A bola segue sendo espaço onde povos, destroçados pelo colonialismo e pelo neoliberalismo, afirmam seu orgulho “de existir e de ser” e enxergam no “êxito de heróis solitários” uma “esperança coletiva”.

O futebol, nos diz Galeano, é uma “religião sem ateus”. Sou devoto confesso.

Lucas Menezes Fonseca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s